Muitos estão numa reta final para o tão esperado concurso. Neste momento, o ideal é concentrar-se nas novidades do edital escolhido - mas sem gastar muita energia- já que o candidato guarda uma gama de informações referentes a conteúdo básico e comum a diversos concursos. Porém, nada de deixar aquilo que você acredita dominar para trás. Mantenha o conteúdo sempre vivo na memória por meio de resolução de exercícios.
Se aparecer dificuldade para encontrar questões da banca do seu concurso, o ideal é resolver a situação por meio de outras bancas e concursos, pois elas são úteis, nesse caso, para orientar os conteúdos de maior frequência e importância, já que o tempo é reduzido e os conteúdos, para alguns concursos, são bastante extensos.
O mais provável é que ainda restem conteúdos novos a serem trabalhados para a maioria, e também existam pontos que ainda precisam de atenção. É importante manter o equilíbrio para aproveitar esses dias com qualidade, e dar os últimos retoques na preparação
As duas últimas semanas devem ser dedicadas somente a revisões e muitos exercícios. Isso, para quem estudou com antecedência, tomando por base as disciplinas e conteúdos cobrados no edital anterior, e não teve grandes surpresas na publicação do edital para o concurso atual. Quem iniciou os estudos antecipadamente tem vantagem sobre os candidatos de última hora.
Então, nessas semanas finais, priorizar o estudo das matérias em que ainda encontre mais dificuldades se torna fundamental, mas não deve gastar muito tempo com conteúdos novos e muito extensos, que poderiam demandar muito investimento para pouco resultado. É hora de aparar arestas somente e fazer o estudo inteligente – estudar vários pequenos pontos, que podem significar mais questões pode valer muito à pena.
Quanto à última semana, deve ser utilizada para revisar conteúdos de legislação e outras leituras que demandem memorização.
Aproveitar os momentos finais para fazer muitos simulados. Eles trarão uma boa noção de como será o dia da prova em relação ao tempo que terá para cada disciplina. Essa é uma ferramenta que de preparação que não pode faltar nesse momento. Um detalhe, muito importante, é evitar virar noites estudando, pois isso pode deixar o candidato cansado. Assim, recomendo aproveitar o tempo que resta para repassar anotações, refazer exercícios, e algumas horas para o descanso.
É sempre bom lembrar: véspera de prova não é dia de estudo. O melhor investimento agora é preparar corpo e mente para o dia D. Busque o lazer como alternativa de relaxamento> Faça boas caminhadas e, se possível, distrair a mente com bons filmes para manter as emoções bem estimuladas e, assim, ter maior disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário